sexta-feira, 9 de abril de 2010

Descobrindo o sistema RSS

Oi Guris,tudo bem?
Nesta semana a professora de Cibercultura e Jornalismo Digital, Dani Serra nos solicitou um trabalho, pra mim, diferente.O objetivo era baixar um leitor de RSS e juntamente com o Google Reader manter noticias atualizadas de sites do qual eu me interesso e me mantenho informada sobre vários assuntos.
Pra começar eu selecionei os sites que eu queria monitorar e os adicionei no Google Reader.Basta ter uma conta no GMail e o acessar através da sua conta.
Feito isso, comecei a pesquisar sobre os leitores de RSS e qual seria mais viável baixar.
Na minha pesquisa eu descobri 4 tipos de leitores que além de fácil compreensão, indicavam ser simples de serem baixados: o Advanced RSS Publisher, o Feedreader e o Feeddemon todos em inglês, e o QuickRSS em português.
O mais fácil seria baixar o leitor em português, porém, acredito que por causa da configuração do meu computador, eu não consegui baixa-lo, logo optei por baixar o Advanced RSS Publisher no qual, mais uma vez, houve um problema no sistema do meu pc.
Por fim escolhi baixar o Feeddemon, uma vez que o Feedreader já é um leitor muito usado e eu queria algo diferente.
O Feeddemon pra quem não conhece é um leitor em inglês, porem com uma linguagem básica que permite entender toda a configuração do programa.Ele permite que você crie pastas, e automaticamente as atualizações do Google Reader são passadas para o Feeddemon assim que você acessa a pasta dele.
A vantagem de usar o Feeddemon é que ele é simples e bem acessível, assim como o Google Reader que ganha em ser, de certa forma, mais básico até por ser em português.
Além de serem de idiomas diferentes, uma diferença é que para acessar o Feeddemon, basta se conectar a internet e abrir a página do programa, enquanto que no Google Reader é necessário acessar a página, entrar com sua conta e aí sim, entrar na página principal.Simplificando, a diferença está em acesso mais rápido ao Feeddemon.
Pra mim, esse mecanismo tem uma utilidade, digamos média.Acredito que o fato de não usar esse meio antes tenha me deixado um pouco "alienada" quanto a utilidade do RSS.Eu preciso me adaptar melhor ao programa e utiliza-lo no meio dia-dia, para que com o tempo eu me familiarize mais com o sistema e ele se torne mais útil pra mim.
A experiência de fazer esse trabalho foi interessante e ao mesmo tempo educativo, já que não conhecia muito sobre o sistema RSS.Descobrir sobre novas tecnologias, por mais básicas e atuais que sejam, é sempre relevante e contribui para o aprendizado.Eu aprendi um pouco mais sobre os mecanismos da Internet e me diverti com as falhas que eu cometi ao longo do processo.
Foi legal, um pouco cansativo, mas quem tiver tempo e interesse em conhecer, caso não conheça, pesquise sobre esse sistema, escolha o melhor leitor e atualize suas páginas preferidas facilitando seu acesso.
É isso,se cuidem...abraço!!!
Vê Ferreira

Um comentário:

  1. Oi, VErônica,
    se o exercício te apresentou algo novo já valeu.
    Gostei de você ter experimentado algo diferente da grande maioria da turma.
    Um abraço,

    ResponderExcluir